Hospital Regional de Ponta Porã completa 500 dias sob gestão do Instituto Acqua

Humanização e investimento integram excelência em administração; no período foram mais de 82 mil atendimentos e quase 90 mil exames realizados, além da implantação de novos leitos

Da Redação


O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã, completa nesta quinta-feira (13) 500 dias sob gestão do Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Mato Grosso do Sul. Gerenciada desde 29 de março de 2019 pela instituição, a unidade obteve avanços que beneficiaram a população da fronteira e mais oito municípios da microrregião. No período de abril de 2019 a julho de 2020 foram registrados 82.796 atendimentos de urgência e emergência, 88.483 exames, 11.081 internações e 6.252 cirurgias.  

Os números refletem as melhorias obtidas nas reformas da estrutura, ativação de leitos, organização de fluxos, implantação de serviços de maior complexidade, aquisição de novas tecnologias e investimento em capacitações, além de demonstrar efetividade e transparência na gestão do Hospital Regional de Ponta Porã.

Demetrius do Lago Pareja, diretor-geral da unidade, destaca o êxito da administração ao longo dos 500 dias. "O Instituto Acqua tem como premissa o lema gestão para transformar e viemos com o intuito de trazer mais benefícios à população, transformando a realidade local. Começamos retomando as cirurgias que estavam paradas e organizando os fluxos, diminuindo o tempo de espera no Pronto Socorro, realizamos reformas estruturais para adequar leitos e ativar os que estavam inativos por falta de manutenção. A partir desse período, conseguimos proporcionar melhora progressiva”, afirmou.

Gestão eficiente

Nos três primeiros meses, sob administração do Acqua, o centro cirúrgico foi reestruturado, retomando as cirurgias (nesse período foram contabilizadas 513 cirurgias e, quase um ano e meio depois, a unidade somou mais de 6 mil cirurgias de urgência e emergência, eletivas e obstétricas). Além disso, o hospital implantou novos procedimentos cirúrgicos e investiu em serviços de maior complexidade, tais como a CPRE (Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica) e cirurgias ortopédicas por vídeo.

"Hoje somos referência em CPRE para o Mato Grosso do Sul. O equipamento estava parado desde 2015 e por meio da gestão do Instituto Acqua conseguimos colocar em uso, beneficiando pacientes da rede SUS. Atualmente o hospital conta com melhor dimensionamento de equipe multiprofissional, ampliação de leitos e recentemente recebemos mais 20 leitos de UTI com equipamentos de alta tecnologia", destacou o diretor-técnico, Antônio Martinussi.

Durante 500 dias da nova administração foram promovidos mais de 347 treinamentos e capacitações em saúde para a equipe multiprofissional. Projetos voltados para humanização e bem-estar dos pacientes também se destacaram no modelo de gestão. Foram inauguradas ambientação lúdica da clínica pediátrica e brinquedoteca com novos brinquedos, videogame, TV, aparelho de som e livros didáticos. Foi implantado o Programa “Pequeno Sul-Mato-Grossense” que beneficia as mães dos recém-nascidos com kit e orientações sobre os primeiros cuidados com o bebê e aleitamento materno. A maternidade também obteve melhorias em práticas de humanização do parto e incentivo ao parto normal.

Samir Siviero, diretor-presidente do Instituto Acqua, lembra do compromisso da instituição diante das boas práticas de humanização. “Temos a preocupação de aplicar em cada iniciativa ações que valorizam os pacientes que utilizam nossos serviços. E a humanização é uma das características da nossa gestão. As equipes multiprofissionais sabem desse valor e atuam para além do conhecimento, com dedicação. Em Ponta Porã conseguimos avanços importantes graças à parceria com o Governo do Estado, mas principalmente pelo trabalho de cada profissional que atua no Hospital Dr. José de Simone Netto”, garante.

Capacidade e estrutura

O hospital atende população de mais de 200 mil habitantes dos oito municípios da 11ª microrregião do estado e conta com 161 leitos, sendo 20 leitos para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid-19, 40 leitos clínicos no Hospital de Campanha para pacientes com sintomas respiratórios e Covid-19, 10 leitos de UTI para outras comorbidades, 20 leitos na maternidade, 23 na clínica pediátrica, 4 leitos de psiquiatria e 44 leitos para as clínicas médica, cirúrgica e ortopédica.

O Hospital de Campanha, anexo ao Hospital Regional, foi inaugurado na última semana para atender casos exclusivos de pacientes com síndromes respiratórias e sintomas do novo coronavírus, tornando-se referência na região. A unidade oferece atenção à saúde com assistência humanizada, integral e contínua, bem como acolhimento dos pacientes com uso de protocolo de classificação de risco, além de equipe multiprofissional que atua 24 horas.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!